Notícias

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Capitão Phillips: mais um motivo para amar Tom Hanks

Por Thais Ximenes


Você provavelmente não se lembra do primeiro filme do Tom Hanks, mas com certeza sabe que ele nunca te decepcionou. O seu novo filme, Capitão Phillips, estreou na última semana, te faz lembrar o quão maravilhoso ele é.

O longa, baseado em fato reais, conta a história de Rich Phillips (Tom Hanks), um capitão da marinha mercante que teve seu navio sequestrado por piratas somalis em 2009. Dirigido por Paul Greengrass (Supremacia Bourne), o filme tem uma narrativa eletrizante, reforçada pelo uso da câmera no estilo documentário, que não para nunca.

[caption id="attachment_764" align="aligncenter" width="300"]Cenas do filme Cenas do filme[/caption]

Um destaque importante do filme são os atores escalados para interpretar os piratas. Muse (Barkhad Adbi), líder do bando que invade o navio de Phillips, é um tanto quanto irônico quando diz que “são apenas negócios” ou “vai ficar tudo bem”. O foco dele é que todos saiam vivos e com o dinheiro na mão e apesar de ter tido várias chances de matar Phillips ou algum de seus “colegas” piratas. Aliás, Phillips e Muse são parecidos em alguns pontos: são obstinados em defender seus interesses e de seus homens.

[caption id="attachment_765" align="aligncenter" width="275"]Cenas do filme Cenas do filme[/caption]

Greengrass pontua novamente quando não coloca os somalis nos papéis de vilões. No filme, o diretor e roteiristas deixaram bem claro que os piratas também são vítimas. A fome, a pobreza, o estado de guerra civil e principalmente, o instinto de sobrevivência são alguns dos motivos que os impulsionaram a sequestrar navios em troca de dinheiro.

A atuação de Tom Hanks te faz entender o porquê dele ter ganhado dois Oscars e ter concorrido a tantos outros prêmios. É uma atuação simples, mas consegue passar o sentimento de um homem que não estava preparado para viver a situação. Pela cena final, eu aposto uma indicação a algum prêmio. Um homem em estado de choque, que estava prestes a ser executado, é salvo depois de passar dias sofrendo com agressões físicas e psicológicas.

[caption id="attachment_763" align="aligncenter" width="300"]Cenas do filme Cenas do filme[/caption]

Se você não tiver nada marcado no próximo final de semana, eu sugiro que vá ao cinema e assista Capitão Phillips, e eu garanto que você não vai se decepcionar.

Trailer:

http://www.youtube.com/watch?v=hgEOtRfUwCo

Paul Greengras


 

Compartilhar:

Postar um comentário

 
VOLTAR AO TOPO
Copyright © 2016 Jornal Cenário. Layout por OddThemes || Design por Designed by Mila Porto