Notícias

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Em grande fase, Djokovic supera Nadal em sets diretos e conquista o tri no ATP Finals

Por Natália Nunes


Os dois tenistas monopolizaram o esporte em 2013


Rafael Nadal terminará o ano como o melhor tenista do mundo em 2013. Entretanto, é Novak Djokovic quem vive o atual grande momento. E o sérvio comprovou a excelente fase justamente diante do espanhol. Na noite de segunda-feira, dia 11/11, Djoko derrotou o maior rival por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/4 e conquistou pela terceira vez o ATP Finals, torneio em Londres que encerra o ano na Associação dos Tenistas Profissionais.

Desde que perdeu a final do US Open para o espanhol, em setembro, Djoko embalou 22 vitórias consecutivas e quatro conquistas importantes dentro do circuito da ATP - além do Finals, o número 2 do ranking levantou taças em Xangai e Paris (Masters 1000) e Pequim (ATP 500).

Djokovic ainda diminuiu a diferença no confronto direto contra Nadal, já confirmado como o embate que mais se repetiu no tênis desde 1968. Com o triunfo em Londres, o sérvio agora possui 17 vitórias sobre o espanhol, que ainda lidera o duelo com 22 triunfos. Em finais, por outro lado, Djoko agora lidera por 10 a 9.

Com queda de Federer e lesão de Murray, Djokovic e Nadal monopolizam o tênis

[caption id="attachment_775" align="alignleft" width="300"]Djokovic ganha o ATP Finals Djokovic ganha o ATP Finals[/caption]

Dos quatro Grand Slams, eles conquistaram três. Dos nove Masters, eles levaram oito. Ninguém, além dos dois, chegou ao menos perto de fazer 10 mil pontos na atual temporada. E ainda decidiram um Major no ano, um Masters e o ATP Finals. Tudo isso aliado ao "sumiço" de Roger Federer e a lesão que tirou Andy Murray da reta final da temporada. Os fatos e números de 2013 mostram: Novak Djokovic e Rafael Nadal tomaram o tênis masculino para eles.

A decisão do ATP Finals serviu um pouco mais para mostrar esse equilíbrio e a divisão de forças. Se Nadal terminou o ano como líder do ranking na temporada após ficar sete meses inativo, Djokovic encerra 2013 em alta após conquistar quatro torneios em sequência e somar 22 vitórias consecutivas.

Para não deixar dúvidas do domínio, basta olhar a composição final do ranking da temporada. Nadal encerra 2013 com a incrível marca de 13.030 pontos. Djokovic tem 12.110. David Ferrer, o terceiro colocado, ficou com 5.800. Em outras palavras: os líderes do ranking somaram mais do que o dobro de pontos do terceiro colocado.

O domínio de Djokovic e Nadal é ainda maior se analisada a temporada dos outros dois integrantes do chamado Big Four. Número quatro do mundo e atual campeão em Wimbledon, Andy Murray teve um segundo semestre para esquecer. Depois de ir até as quartas de final do US Open, o britânico defendeu a Grã-Bretanha na Davis e parou de jogar por causa de uma lesão nas costas - algo que até obrigou o atleta a passar por cirurgia.

Já o suíço Roger Federer - para muitos visto como o melhor tenista da história - teve um ano péssimo. Depois de conquistar o troféu no All England Club em 2012 e voltar até mesmo para a liderança do ranking, despencou. Ganhou apenas um título, no ATP 250 de Halle, trocou de treinador, quase trocou de raquete, caiu para a sétima posição na lista dos tenistas profissionais e viu a irregularidade em quadra aumentar muito.

Marrero e Verdasco são campeões nas duplas do ATP Finals

[caption id="attachment_774" align="alignleft" width="300"]Marrero e Verdasco são campeões de duplas Marrero e Verdasco são campeões de duplas[/caption]

A dupla mais vencedora da história do tênis saiu de mãos vazias. De maneira surpreendente, Bob e Mike Bryan, cabeças de chave número 1 do ATP Finals, saíram derrotados na decisão e viram os espanhóis David Marrero e Fernando Verdasco comemorarem o título após venceram o jogo por 2 sets a 1, parciais de 7/5, 6/7 (3-7) e 10-7.

Foi o segundo título que a parceria - que começou em 2012 - conquistou na temporada. Antes, nos 20 torneios anteriores, eles só haviam conquistado o ATP de Bastad, na Suécia. No total, os espanhóis somam três conquistas desde que passaram a ser parceiros fixos (ganharam Acapulco em 2012).

Compartilhar:

Postar um comentário

 
VOLTAR AO TOPO
Copyright © 2016 Jornal Cenário. Layout por OddThemes || Design por Designed by Mila Porto