Notícias

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Mulheres que marcaram a história do futebol

O futebol, ainda mais do que os outros meios, é um ambiente dominado pelos homens. No entanto, assim como qualquer outra parte da sociedade, o esporte mais popular do mundo possui mulheres que se destacaram ou ainda se destacam no que fazem. Confira alguns exemplos. 

• As torcedoras 
Inline image 2 
A expressão "torcedor" faz parte não só do futebol, mas de diversos outros esportes. Mas você sabe de onde ela vem? O termo existe por causa das mulheres. Nos primórdios da história do futebol no Brasil, no início do século XX, ir ao estádio fazia parte da vida social. Às Laranjeiras, estádio do Fluminense, as moças iam com vestidos de alta costura, chapéus e... luvas. Com o calor do Rio de Janeiro, acabavam por retirar as peças das mãos e torciam-nas com o nervosismo das partidas. Coelho Neto, cronista da época, notou o hábito e referiu-se às mulheres como "as torcedoras". 

• Silvia Regina 
Inline image 1 
Silvia Regina foi reconhecida pela Federação Paulista de Futebol como árbitra em 1997 e passou seis anos de sua carreira apitando jogos de futebol feminino. Em  2003, entrou para a história do futebol brasileiro ao se tornar a primeira mulher a apitar uma partida de futebol masculino da Série A do Brasileirão. Não só a arbitragem principal foi feminina, mas como todo o trio. Silvia teve a assistência das bandeirinhas Aline Lambert e Ana Paula Oliveira. 

• Abby Wambach 
Inline image 3 
Abby Wambach é a maior artilheira da história da Seleção dos Estados Unidos - tanto a feminina quanto a masculina. Com seus 184 gols, Abby conquistou duas medalhas de ouro olímpicas (Atenas-2004 e Londres-2012) e uma Copa do Mundo (2015). Foi eleita a melhor jogadora do mundo em 2012. 

• Honey Tholjieh 
Inline image 5 
Palestina, árabe, mulher e cristã. Nada disso impediu que Honey Tholjieh realizasse seu sonho de jogar futebol. Já na faculdade, em Belém, reuniu outras quatro mulheres no que seria o grupo embrionário da até então inexistente Seleção Palestina de futebol feminino. A Federação Palestina de Futebol autorizou a criação da equipe em 2005 e foi criada também uma liga feminina no país. Após cerca de 17 gols por sua seleção, Tholjieh se aposentou em 2009 devido a lesões, mas não abandonou o futebol. Terminou a pós-graduação da Fifa em "Gestão, lei e humanidades do esporte" em 2012 e trabalha na entidade desde então. Atualmente, é gerente de comunicações corporativas. 

• Marta 
Inline image 4 
Maior vencedora da premiação de melhor jogadora de futebol do mundo, Marta conquistou o prêmio da Fifa por cinco vezes consecutivas (2006, 2007, 2008, 2009 e 2010), um recorde entre homens e mulheres. É também a maior artilheira da história das Copas do Mundo femininas, com 15 gols, e a maior artilheira da história da Seleção Brasileira (tanto feminina quanto masculina), com 101 gols. 

Por Aline Ventura 

Compartilhar:

Postar um comentário

 
VOLTAR AO TOPO
Copyright © 2016 Jornal Cenário. Layout por OddThemes || Design por Designed by Mila Porto