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quinta-feira, 21 de julho de 2016

Dois cafés, e sem conta, por favor

A dinâmica de ir a um restaurante todo mundo conhece: você senta numa mesa, faz seu pedido, depois ele chega, você come e ao final pede a conta, que vem fechada e - no Rio - já com os 10% do garçom. Mas não no Curto Café. Lá os clientes decidem o quanto querem pagar pelo que consumiram.



A cafeteria - que fica no Centro do Rio, na rua Erasmo Braga, 278 - serve expressos, capuccinos e outros cafés especiais. Pó para fazer café também é vendido, e custam o quanto o freguês entender que deve pagar. A matéria prima da produção vem de pequenos produtores do Espírito Santo.

O lugar tem uma decoração simpática e nas paredes estão quadros negros, onde os donos do lugar expõe os gastos do local, que vão do valor do aluguel, a conta do Wi-Fi e a mão-de-obra. A ideia é que, já que não existe um cardápio com preço fixado, o cliente saiba qual foi o custo da bebida, saiba também dos outros custos que a casa precisa arcar.


Em abril de 2016, em um dos quadros negros havia o recado: “Não temos um preço definido, porque não somos capazes de sugerir bem um único valor para clientes com possibilidades tão diferentes. Nossa intenção é que encontre sua forma de ajudar, considerando as informações sobre si mesmo e sobre nós.”






O recado continuava, apresentando os valores específicos: “Por isso, separamos o custo de produção, do custo operacional. Para nós o espresso custa cerca de R$ 0,50 , capuccino cerca de R$ 1,00 e o pacote de 200gr de café custa R$ 9,00. O custo operacional estimado para este mes é de R$ 35.300 referente a R$ 4800 para o aluguel do espaço, R$ 1.200 para o aluguel das máquinas, 25,3000 para equipe de pessoas e 4.000 para outros gastos. Alem disso, gostáriamos de investir 1.500. Portanto, seria bom arrecadar R$36.800 em abril.”


A propaganda do lugar fica por conta da internet. O local faz sucesso nas redes sociais. No Facebook, por exemplo, a fanpage do Curto Café tem mais de 15 mil seguidores, e não é diferente no Instagram, recheado de fotos que dão água a boca. Pela proposta ser bem diferente de tudo que se vê por aí, internautas compartilham o local que tem dado o que falar na rede.

por Luana Marfin

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