Notícias

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Representatividade feminina em séries heroicas

  Seriados televisivos que trazem super-heróis como protagonistas ganham cada vez mais espaço na TV. Arrow, The Flash, Jessica Jones e Supergirl são apenas alguns títulos provindos dos quadrinhos da DC e da Marvel que ganharam vida na telinha. Uma característica notável das tramas é a forte participação feminina. Se no cinema as mulheres são geralmente representadas como típicas donzelas em perigo, nas séries elas são as próprias heroínas: seja usando uma capa e tendo superpoderes ou sendo o cérebro por trás da solução de qualquer problema. Conheça algumas delas:

1) Caitlin Snow

Imagens: Divulgação

Daniella Panabaker é Dra. Caitlin Snow, bioengenheira do Laboratórios S.T.A.R.. Dotada de um intelecto genial, especialista em computação e medicina, Caitlin recorrentemente


Imagens: Divulgação
Kendra é apresentada como uma barista, mas é revelada como Mulher Gavião num crossover entre The Flash e Arrow. Apesar de jovem e confusa acerca de quais caminhos deve seguir em sua vida, ela decide usar os seus poderes para fazer o bem. Ciara Renée é a atriz que dá vida a personagem.

4) Felicity Smoak


Imagens: Divulgação

Emily Bett Rickards dá vida ao Oráculo de Arrow, também conhecido como Felicity Smoak. Felicity é proficiente em ciência e construiu seu primeiro computador aos sete anos. Ela é especialista em computação e em hacking, além de ser dona uma mente brilhante. Ela é o cérebro do Arqueiro Verde.

5) Alex Danvers


Imagens: Divulgação
Alex é uma bioengenheira que é recrutada para trabalhar no D.E.O. - Department of Extra-Normal Operations (Departamento de Operações Paranormais) inicialmente pela conexão com sua irmã, uma alien. Em contrapartida, ela garante a vaga na associação pela forma como atua dentro dela. Chyler Leigh é a atriz responsável pela personagem na TV.


6) Kara Danvers/Supergirl


Imagens: Divulgação
Kara Danvers é o retrato da vida de um refugiado, uma vez que seu planeta explodiu e ela precisou se adaptar às condições de vida da Terra. Como Supergirl, ela é frequentemente subestimada pelas frequentes comparações com seu primo, Superman. Por outro lado, ela demonstra ser muito mais do que esperam dela, derrotando inimigos que o primo jamais havia conseguido anteriormente. A personagem é interpretada pela atriz Melissa Benoist.

7) Lucy Lane


Imagens: Divulgação
Lucy é a irmã caçula de Lois Lane, mas, ao contrário da irmã, ela seguiu a carreira de advocacia. Ela começa sendo uma oficial do exército, atuando em seguida como conselheira geral de Cat Grant, C.E.O. da CatCo Worldwide Media. Durante uma crise, ela assume a diretoria do D.E.O.. Lucy é interpretada pela atriz Jenna Dewan Tatum.

Num mundo em que cada vez mais discute-se a importância da representatividade, personagens femininas com diferentes personalidades e que realizam grandes feitos têm um impacto significante. Representar não significa apenas mostrar, mas, sim, capacitar e empoderar. A capacidade de encontrar alguém dentro de um produto midiático que realmente se parece com você, ao invés de apenas reforçar estereótipos, pode ser capaz de despertar em alguém possibilidades de vida inimagináveis até então.


Por Mariana Alecrim


Compartilhar:

Postar um comentário

 
VOLTAR AO TOPO
Copyright © 2016 Jornal Cenário. Layout por OddThemes || Design por Designed by Mila Porto