
Por Karina Lopes
Criado em 1999, o festival de Cinema do Rio despontou na cena internacional como um dos mais importantes do circuito. O evento, que acontece anualmente, apresenta uma vasta programação. Entre produções nacionais e internacionais, além de diversos gêneros cinematográficos, o festival traz um panorama completo das produções de todo o mundo. Diretores importantes, como Roman Polanski, Costa-Gavras e Louis Malle, já passaram pelo festival.

A diversidade e uma das principais características do festival, com mostras de filmes de temática homossexual a filmes undergrounds (veja a programação completa), que raramente tem a oportunidade de ocupar as grandes salas. O Festival de Cinema do Rio entrou para o calendário cultural da cidade e movimenta a cena audiovisual no país. Para os adoradores do cinema nacional, filmes como "Feio, eu?", "Tatuagem" e "Mato sem cachorro", aparecem como os grandes destaques. Já no cinema mundial, os críticos apostam em filmes como "Espirito 45", do britanico Ken Loach, "Blue Jasmin",do aclamado Woody Alen e "Moebius", do controverso diretor coreano Kim ki-duk. (leia as críticas)
Após duas semanas em cartaz, as salas de cinema encerram suas atividades pelo festival nesta quinta- feira (10). Para quem perdeu algum dos filmes, ou não pode ir às seções, o festival realiza uma repescagem dos títulos e seleciona algumas perolas do festival para serem reapresentadas. No site do festival, além da programação completa, é possível encontrar vídeos, fotos e matérias sobre os filmes.
http://www.flickr.com/photos/festivaldorio/
http://www.festivaldorio.com.br/br/noticias/documentario-i-mazzaropi-i-tera-sessoes-dias-8-e-9
Postar um comentário