Por Fernanda Menezes
A iniciativa It was never a dress foi criada pela empresa Axosoft que busca mudar completamente a forma que vemos o papel da mulher, sobretudo no mundo dos negócios na área da tecnologia, ainda hoje dominada pelo gênero masculino.
“#ItWasNeverADress É um convite para mudar percepções e suposições sobre as mulheres e os gestos ousados, sensíveis e poderosos que elas fazem todos os dias. Em ciência, tecnologia, artes, matemática, política, casas de culto, nas ruas e em nossas casas, mulheres, muitas vezes perspicazes, são vistas como um incômodo, sendo negligenciadas ou mesmo demitidas. Através de histórias, da construção da comunidade, de inovações e rupturas criativas, #ItWasNeverADress irá promover conversas necessárias, vozes vitais, e imagens de todo o mundo para honrar todas as mulheres. Quando vemos mulheres de forma diferente ... vemos o mundo de forma diferente! “ (Texto do Site da Iniciativa)
A iniciativa permite que mulheres batalhadoras e bem sucedidas mandem suas estórias que ficam disponíveis no site. A ideia é compartilhar as conquistas. O desenho da mulher com sua capa de super-heroína foi retratada por inúmeros ilustradores, amostrando como super heroínas dos quadrinhos, como a Mulher Maravilha ou a Batgirl e foi compartilhada por muitas mulheres em suas redes sociais.
Ser mulher no mundo dos negócios ainda é algo difícil, principalmente dentro de determinadas áreas. Mas isso não faz com que as mulheres desistam, e na verdade, não se deve desistir. É o esforço dessas super heroínas que vai fazer o mundo um lugar melhor para as próximas gerações de mulheres.
"Toda vez que uma mulher compartilha uma história com a gente - quer se trate de uma menina dizendo ‘eu te vejo indo para o banheiro das super-heroínas 'ou de uma moça se destacando em uma classe de ciência avançada da computação, é uma nova vitória computada.” (Entrevista da CEO da Axoft com a Revista The Time, tradução livre)
Empoderar as mulheres hoje significa maior igualdade entre os gêneros amanhã. Ou ao menos essa é a grande esperança dessa e de muitas outras iniciativas. Vale a pena conferir.
Postar um comentário