Fernanda Menezes
Em uma campanha recentemente premiada o Jornal The New York Times não só fez um vídeo interativo com visão de 360° como se juntou ao Google para distribuir um milhão de óculos de realidade virtual chamados Google Cardboards para seus assinantes. Os óculos, feitos de papelão e funcionando junto com um smartphone, fazem com que os assinantes possam se movimentar dentro da realidade de 360º, olhando ao redor como se estivessem dentro do filme. Falando nele, ele se refere à reportagem “The displaced” que conta a estória de três crianças refugiadas da Síria, Sudão do Sul e Ucrânia, perdidas durante a guerra. Assim, a ideia da realidade virtual visou aumentar ainda mais a potência dessa narrativa
.
Se você quiser ver a reportagem de 11 minutos, ela está disponível no canal do Youtube do The New York Times (link: https://www.youtube.com/watch?v=ecavbpCuvkI) e você pode utilizar o mouse para girar o campo de visão, mantendo sua interatividade mesmo sem os óculos.
Segundo o comunicado do editor executivo do jornal “A equipe do New York Times Magazine criou o primeiro material jornalístico crítico e sério usando realidade virtual para jogar luz sobre uma das mais horrendas crises humanitárias de nosso tempo”. O aplicativo para se utilizar o smartphone com o vídeo especial é grátis para todos os públicos e compatível com IOS 8 ou superior e Android 4.3 ou superior. E se você está interessado nos óculos, é só seguir o tutorial do Youtube (link: https://www.youtube.com/watch?v=nXp150UnLw0) e fazer você mesmo o seu.
Postar um comentário