My Mad Fat Diary é uma série cuja abordagem foge dos clichês populares e quebra com padrões. A história se passa na década de 90 e conta a trajetória de uma adolescente acima do peso, que tenta superar os preconceitos e aprende a amar a si mesma. A primeira temporada mostra Rae saindo do local onde iniciou sua busca por autoconhecimento e aceitação, um hospital psiquiátrico.
Estreou em 14 de janeiro de 2013 pelo canal de televisão E4. É escrita por Tom Bidwell e dirigida por Tim Kirkby e Benjamin Caron nos estúdios Tiger Aspect Productions, com distribuição por conta da Endemol UK.
A série é baseada em fatos reais, o roteiro segue o diário de Rae Earl, uma jovem britânica que sofria com sua obesidade nos tempos de colégio. A autora inspirou várias mulheres ao redor do mundo e quebrou tabus sobre a sexualidade. Suas inseguranças e atormentações são apresentadas de forma real, sem rodeios, trazendo uma sensação de familiaridade por tratar de questões tão humanas e profundas que todo jovem passa.
A princípio não é dado ao espectador as pistas para saber a verdadeira razão pela qual a personagem passou por um hospital psiquiátrico, mas ela guarda dois amigos dessa fase: Tix e Danny. Rae também tem uma amiga de infância chamada Chloe com a qual tem uma relação de altos e baixos. Chloe é a amiga "perfeita", que não tem do que reclamar em sua aparência, mas assim como Rae sofre com suas inseguranças. O mais interessante é perceber que mesmo com tantas diferenças externas, as duas tem que lidar com suas próprias emoções e a traçar o caminho de autoamor.
Outro ponto importante são os dilemas da relação que Rae desenvolve com sua mãe, os conflitos internos gerados pelos obstáculos na relação de mãe e filha e as questões que as duas são forçadas a resolver juntas. Essa série britânica traz uma reflexão incrível regada de músicas memoráveis dos anos 90, como da banda Oasis e das queridíssimas Spice Girls. Por ser uma série curta, é possível passar uma tarde de sábado assistindo sem medo de ser feliz!
Helene de Souza
Postar um comentário