Se existe uma série que nunca precisou estar presente em um "Top 10 das melhores séries" para conseguir a atenção do público, é F.r.i.e.n.d.s.. Embora o Emmy de 2002 tenha sido conquistado por toda a equipe de produtores e elenco, o sitcom apresenta uma fórmula que parece nunca ficar ultrapassado. Embora a trama dos seis amigos tenha ido ao ar pela primeira vez há vinte e dois anos, a legião de fãs se estende até mesmo aos jovens de hoje.
1) A história
Friends tem como base a inserção de jovens no mundo adulto. Essa fase da vida pode ser fruto de inúmeras crises existenciais, mas a série trata tudo com muito humor. Você vai se identificar com tudo o que é vivido pelos personagens, e o motivo é que, por mais que o tempo passe, os problemas são os mesmos. Esse retrato pode, inclusive, nos ajudar a ver a nossa realidade com mais otimismo: nem tudo vai ser um mar de rosas, mas Friends nos ensina que apenas assim chegaremos ao nosso grande finale.
2) Os personagens
Você pode até não ser uma perfeita cópia da Rachel ou da Monica, mas vai haver no mínimo uma característica em cada personagem com a qual você se identifique. O amor universal pelo elenco principal pode ser explicado assim: há um pouco de nós em cada um deles, seja a ingenuidade do Joey combinada com o grande ego de Ross, ou a sinceridade de Phoebe com as ironias de Chandler.
3) A música de abertura
Uma curiosidade sobre a série é que I'll Be There For You nem sempre foi sua música-tema. Na verdade, quando o sitcom foi ao ar ela nem estava pronta ainda, e Shiny Happy People do R.E.M. tocava na abertura. De acordo com o portal Jovem Nerd, foi apenas depois de um tempo que os criadores decidiram compor uma música inédita. Assim surgiu a icônica canção interpretada pela banda The Rembrandts, que consegue representar a série como nenhuma outra.
Não é apenas o elenco principal que ganha todo o amor dos fãs, mas os personagens coadjuvantes conseguem uma atenção toda especial também. Tem a Janice, icônica ex-namorada de Ross; Jack e Judy Gelles, os pais de Mônica e Ross que sempre fazer comentários inapropriados; Gunther, barist a do Central Perk; Frank Jr., meio-irmão de Phoebe; além do casal Susan e Carol. Por mais problemáticas que eles pudessem inserir na vida dos seis amigos, eles permanecem muito queridos pelos fãs.
5) Frases icônicas
Todo mundo alguma vez na vida já reproduziu o inesquecível how you doing? do Joey ou o "we were on a break!" de Ross. Na verdade, em qualquer situação que lembre alguma cena da série fica praticamente impossível não querer reproduzir alguma fala dos personagens.
6) O cenário
Na maior parte das filmagens, os seis amigos encontravam-se praticamente nos mesmos locais. Um dos mais importantes era o apartamento de Monica, localizado na Grove Street em New York, que foi avaliado em 2013 no valor de $3,500,000, de acordo com o site theCHIVE. Uma outra peça-chave do set era o Central Perk, cafeteria no qual os encontros dos seis acontecia sempre. Um resultado disso foi que, no vigésimo aniversário da série, a cafeteria existiu de verdade na Lafayette Street também em NY, e distribuiu café de graça para seus visitantes durante um mês. James Michael Tyler, que interpretava o barista Gunther, fez aparições no local.
O sucesso de F.r.i.e.n.d.s foi tamanho que outros sitcoms que surgiram posteriormente embasaram-se na trama, conseguindo fazer tanto sucesso quanto. Até hoje, fãs sonham e pedem não só pela reunião do cast, mas também pela gravação de novos episódios. Boatos sobre este assunto esporadicamente circulam pela internet, mas sabe-se que independente da quantidade de aniversários que a série complete ou da incerteza de uma continuação, ela nunca deixará de ser querida pelo público.
Por Mariana Alecrim
Postar um comentário