Abril é conhecido por ser o mês em que acontece as tradicionais feijoadas para celebrar o dia de São Jorge. Dessa vez, o Santo também será homenageado de outra forma. O Museu Janete Costa de Arte Popular estreia a inédita exposição "Na Companhia de Jorge" no dia 26 de abril, às 19h, na Boa Viagem, em Niterói.
A mostra é composta por 80 obras, entre esculturas, telas e instalações da coleção do cenógrafo e professor de artes, Jorge Mendes, e seu sócio Jorge Guedes. O trabalho, que ocupará todo o segundo piso e a recepção do museu, reúne peças não só do Santo, mas também diferentes elementos que estão ao redor da entidade, como o dragão e o cavalo.
Parte de uma das mais completas coleções de arte popular da região e do país, ela traz as diferentes faces de São Jorge, com a curadoria dos próprios colecionadores, e sob olhar de diversos artistas populares nacionais, como Nicola, Welington Ferreiro e Mestre Dezinho. A exposição pretende ainda mostrar a relação do Santo guerreiro com o universo popular e religioso brasileiro.
Fotos: Leo Zulluh
O curador Jorge Mendes conta que será um grande cortejo, fruto de pesquisa, que terá ainda uma procissão, ciclo de debates e quatro grandes instalações com as religiões que exaltam São Jorge: candomblé, umbanda, catolicismo e o profano, o bar - onde o santo costuma ter altar cativo.
“A exposição se propõe a discutir assuntos como a diversidade e a intolerância, mostrando como São Jorge, o mais democrático dos santos, está presente no cotidiano das pessoas, seja em gestos, na moda, na fala, na música etc”, conta Mendes. “Vamos trabalhar a entidade separadamente, contudo deixando claro o seu elo de ligação”, analisa Jorge Mendes.
"Na Companhia de Jorge" tem entrada franca e pode ser visitada até o dia 27 de agosto, de terça a domingo, das 9h às 18h. O Museu Janete Costa de Arte Popular fica na Rua Presidente Domiciano, 178, Boa Viagem, em Niterói. Telefone: (21) 2705 3929.
Lizandra Machado
Postar um comentário