Sabe quando você quer tomar um café mas a grana está curta e você não pode gastar muito? Foi pensando nisso que quatro amigos tiveram a iniciativa de criar o Curto Café, uma cafeteria localizada no Centro do Rio aonde cada um paga o valor que achar justo. Pode parecer meio arriscado, e de fato é, mas a ideia surgiu como um modo de fugir dos preços absurdos que vêm sendo cobrados nas cafeterias do país. Em uma simples lojinha no Terminal Menezes Cortês, clientes podem saborear expressos e capuccinos feitos na hora e servidos em um ambiente agradável e cuidadosamente pensado pelos idealistas.
No interior da loja pode ser visto um quadro negro com uma tabela auxiliando na hora do pagamento. Com valores sugeridos variando entre R$3 (o pagamento mínimo) e R$16, a cafeteria lista as despesas mensais do estabelecimento. Além da ideia ser alternativa e super dinâmica, na hora do pagamento também pode ser vista a criatividade do local. Os clientes vão até o balcão principal e escolhem uma ficha de acordo com a bebida que irão querer. Após isso, eles mesmos depositam o dinheiro em potes e pegam o próprio troco, mostrando que o estabelecimento acredita na honestidade das pessoas.
O projeto veio para renovar o modo de consumir café e para abrir as portas de uma nova era. Os donos do Curto Café contam que muitas pessoas deixavam de tomar café por conta dos preços surreais que estavam cobrando. Agora qualquer um pode consumir e aproveitar. É uma iniciativa arriscada, um negócio que depende completamente do caráter das outras pessoas. Mas é o primeiro passo para uma nova geração e para uma nova definição de "jeitinho brasileiro".
Beatriz Feijó
Postar um comentário