Os anos 90 voltaram para ficar. Os batons metálicos são a prova disso. Depois de alguns anos com a supremacia do efeito matte, os tons cintilantes estão novamente nas passarelas e prateleiras das maiores marcas. Além da beleza, a década também volta a influenciar o vestuário, com gargantilhas, saia jeans e croppeds.
O metálico voltou aos poucos, primeiro num desfile da Dior em 2014. Depois, apareceu de novo na coleção "Viva Galm" da M.A.C, em parceria com várias artistas influentes na moda. Esse ano ele está em todas as vitrines. Dos mais variados preços e desde os tons mais discretos aos mais escuros, já pode se encontrar até com efeito matte.
Os batons de bala são os mais comuns, mas já estão se popularizando os batons líquidos com efeito opaco em tons metálicos também. No Brasil, as marcas mais populares são a Quem disse berenice, Dailus e Eudora, que em suas coleções apostaram tanto nas cores mais vibrantes quanto nos tons nude. Os preços variam de R$ 15 a R$ 40.
A década de 90, que já foi muito depreciada, está de volta não só nas passarelas, com o cós alto, tênis, jaqueta jeans e militar, mas volta também na cultura. O audiovisual e a música vem trazendo aspectos que remetem a época, como as fitas usadas na série "Os 13 Porquês". Quem não fica nostálgico quando aparece uma fita cassete nas telonas, não é mesmo?
Luiza Fernandes
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