Notícias

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Foto de Dória pichando muro mostra mais uma vez a influência do prefeito nas redes sociais

Foto: Sérgio Castro/Estadão
Por Elisa Calmon 

No último dia 28, a polêmica envolvendo os grafites em São Paulo e o prefeito da capital, João Dória, ganhou um novo capítulo. O governante inaugurou a primeira ação do Museu de Arte de Rua (Mar) no bairro de Tucuruvi, na Zona Norte. A proposta é criar espaços controlados em que os artistas de rua possam divulgar o trabalho. A foto do prefeito pichando um coração modesto viralizou, mostrando mais uma vez a influência do líder paulistano na internet.

Dória é o prefeito brasileiro com maior número de seguidores. Mais de 3 milhões de pessoas acompanham os conteúdos postados por ele. Em segundo e terceiro lugar, estão Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro com 2,2 milhões e Antônio Carlos Magalhães, de Salvador, que soma 1,1 milhão. De acordo com a última pesquisa sobre acesso digital no Brasil, feita pelo IBGE, 117 milhões de pessoas têm acesso a internet hoje no país. Dessa forma, seria como se mais de 8% da população seguissem Dória nas redes sociais.

A construção de uma imagem dissociada da política tradicional, o discurso antipetista e postagens mostrando o dia-a-dia do prefeito. Essas são as principais estratégias utilizadas pela equipe de mídia do mandato, segundo Átila Francucci, diretor de criação da campanha eleitoral de Dória. Para especialistas em mídia, o investimento em marketing digital foi essencial para  que ele conquistasse a Prefeitura de São Paulo. Sete meses antes da vitória, o então candidato possuía apenas 5% das intenções de voto.

Entretanto, os investimentos do político não se limitaram à equipe midiática. A assessoria jurídica de Dória também ganhou reforços nos últimos meses. De acordo com uma matéria da Folha de São Paulo no início de maio, os advogados do prefeito têm enviado notificações extrajudiciais àqueles que o ofendem online. Internautas criticaram a ação, que foi considerada como censura. O escritório de advocacia contratado por ele pertence ao secretário municipal de Negócios Jurídicos, Anderson Pomini, e a associados. Pomini se afastou do escritório quando assumiu o cargo na prefeitura.

Compartilhar:

Postar um comentário

 
VOLTAR AO TOPO
Copyright © 2016 Jornal Cenário. Layout por OddThemes || Design por Designed by Mila Porto