Notícias

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Maior exposição de fotojornalismo mundial na Caixa Cultural

Exibindo 1486983302_575766_1486984873_album_normal.jpg

Mais de cinco mil fotógrafos participaram da 60º edição do World Press Photo, a principal mostra de fotojornalismo mundial da atualidade. A exposição acontece na Caixa Cultural no Centro do Rio e, neste ano, dois brasileiros foram prestigiados na competição. Foram avaliadas 80 408 imagens de 125 diferentes países e a campeã foi a foto do embaixador Russo assassinado na Turquia. O prêmio é separado em categorias, são elas: Questões Contemporâneas, Vida Cotidiana, Notícias Gerais, Projetos de Longo Prazo, Natureza, Esportes, Pessoas e Spot News. 
Burhan Ozbilici, da Associated Press, por acaso estava na galeria de arte que aconteceu o atentado e tirou a foto que ganhou o prêmio principal. A imagem foi divulgada em grandes veículos, como New York Times. O russo Andrei Karlov foi assassinado por um policial turco que cometeu o crime para vingar os ocorridos em Aleppo na Síria. Coincidência ou não, a foto campeã de 2016 registrava o drama dos refugiados sírios. O australiano Warren Richardson capturou um homem passando um bebê por uma cerca de arame na fronteira entre a Sérvia e a Hungria.
Também da Associated Press, o brasileiro Felipe Dana venceu o terceiro lugar com a foto da Batalha de Mosul, feita no Iraque durante uma tentativa das forças iraquianas de recuperar a cidade tomada pelo Estado Islâmico. Depois de já ter recebido uma Menção Honrosa em 2013, em Questões Contemporâneas com a imagem de uma usuária de crack em Manguinhos, dessa vez se consagrou na categoria Notícias em Destaque. E o brasileiro Lalo de Almeida, estreou na competição em 2° lugar, com a série sobre bebês com microcefalia vítimas do vírus da Zika, no Nordeste. Lalo é fotógrafo da Folha de São Paulo e a série foi parte de um especial publicado pelo veículo em 2016.
O Brasil ainda apareceu em mais fotos premiadas, tendo o Rio de Janeiro como cenário. O registro do ícone jamaicano Usain Bolt nas Olimpíadas de 2016 garantiu o 3° lugar do alemão Kai Oliver Pfaffenbach na categoria Esportes e, também terceiro colocado, o fotógrafo Peter Bauza foi premiado em Assuntos Contemporâneos com série de um conjunto habitacional abandonado em Campo Grande, zona oeste do Rio.
A World Press Photo visa incentivar a fotografia de alta qualidade e trazer à tona importantes assuntos em jogo na geopolítica mundial e sociedade contemporânea.

Para conhecer todas as fotografias vencedoras, acesse: http://www.worldpressphoto.org/collection/photo/2017

As 154 imagens selecionadas ficarão expostas até o dia 18 de junho, na Galeria 4 da Caixa Cultural. A entrada é franca.

Por Luiza Fernandes

Compartilhar:

Postar um comentário

 
VOLTAR AO TOPO
Copyright © 2016 Jornal Cenário. Layout por OddThemes || Design por Designed by Mila Porto