Notícias

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Criolo inaugura nova fase com disco dedicado ao samba 'Espiral de Ilusão'


O cantor Criolo lançou recentemente o álbum "Espiral de Ilusão". O novo trabalho dedicado ao samba reúne dez canções e coloca, momentaneamente, o lado "rapper" do artista de lado.

Criolo deu uma amostra do seu próximo álbum quando lançou o single "Menino Mimado". A música é direta e recheada de críticas políticas, sem que o cantor paulistano precise citar nomes,  sendo considerada uma das melhores do disco. Na letra da canção se destacam os versos: "Este abismo social requer atenção / Foco, força e fé, já falou meu irmão / Meninos mimados não podem reger a nação".
A ordem das músicas combina momentos para dançar, cantar e refletir. Já na abertura "La Vem Você" se apresenta com um som dançante e os "seus larará lara laralauê larauê lará lará larauê". Não se pode deixar de mencionar, ainda, a música "Nas Águas", que revela ainda mais a religiosidade do artista: "Nas águas do mar eu vou me benzer, vou me banhar / Nas águas do mar eu vou pedir perdão, pra abençoar".
Mesmo que Criolo não tenha mencionado Grajaú, local em que nasceu na periferia de São Paulo, as duas últimas canções falam sobre favela: "Hora da Decisão" e "Cria de Favela". A primeira traz uma letra mais dura e critica a repressão policial: "O tempo fechou na favela / É fera engolindo fera / Quem não tem proceder, já era [...] / Da brincadeira real / De polícia e ladrão".
"Cria de Favela" encerra com uma melodia dançante, ao passo que Criolo canta com um sotaque mais acentuado, enquanto critica os jogos de poder: "Menino você não pode voltar / Porque a biqueira não é seu lugar / Quem vai lucrar com essa patifaria / É gente da alta na papelaria / Delação premiada é jogo de poder / E se for pra rua tentam me deter".
Apesar de ser conhecido pela variadade de gêneros presentes nos álbuns, como em "Convoque seu Buda" (2014) e "Nó na orelha" (2013), "Espiral de Ilusão" marca um novo momento na carreira de Criolo. Mesmo que você não goste de samba, dê uma chance ao disco, principalmente para pensar nas críticas sociais das canções.
Lizandra Machado

Compartilhar:

Postar um comentário

 
VOLTAR AO TOPO
Copyright © 2016 Jornal Cenário. Layout por OddThemes || Design por Designed by Mila Porto