O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Para estimular a detecção precoce da doença e conscientizar a população, temos, neste mês, a Campanha Outubro Rosa.
A campanha de conscientização contra o câncer de mama é realizada por diversas entidades e dirigida em especial às mulheres. O tema principal do movimento é a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença.
Por ser o segundo mais frequente tipo de câncer no mundo, a doença também atinge homens, mas o seu principal alvo são mulheres acima de 35 anos. E por isso, as ações buscam disseminar o maior volume possível de informações sobre o diagnóstico e tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.
Prevenção
O Inca orienta que todas as mulheres realizem o autoexame das mamas, seja no banho ou durante a troca de roupa. Segundo o Instituto, não há técnica específica para a autopalpação e deve se observar a descoberta de pequenas alterações mamárias durante o toque.
Há grande percentual de cura quando o câncer de mama é identificado em seu estágio inicial e quando as lesões são menores de dois centímetros de diâmetro.
Mamografia
Para que o diagnóstico se dê ainda no início, é indicado que mulheres entre 50 e 69 anos, realizem a mamografia de rastreamento a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.
Sintomas
Durante o autoexame, é possível verificar se há presença de nódulo fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito; e pequenos nódulos localizados nas axilas ou no pescoço.
Postar um comentário