Notícias

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Você sabe o que é fitoterapia? Fitoterapia X Medicamento fitoterápico

Phyton, em grego, significa planta e therapeia vem do verbo therapeuo, ou seja, "tratar, cuidar". Fitoterapia é a prevenção e tratamento da saúde a partir do uso de plantas, sendo uma terapêutica própria da utilização de plantas medicinais. Podemos considerar um medicamento como fitoterápico quando toda a sua preparação farmacêutica tenha como matéria-prima plantas com efeito farmacológico reconhecido.

A terapia das plantas é uma das mais antigas da humanidade. Ela remonta há cerca de 8.500 a. C. e apresenta origens tanto no conhecimento popular quanto na experiência científica


Fitoterapia X Medicamento fitoterápico
Os medicamentos fitoterápicos são preparações realizadas por técnicas de farmácia em que são utilizados os extratos das plantas, sendo industrializados. Já a Fitoterapia é considerada uma ciência e engloba, além do uso dos remédios farmacêuticos, os vegetais em si. 

As plantas podem conter substâncias tóxicas, alergênicas contaminação por agrotóxicos ou metais pesados, por exemplo. Além disso, podem interagir com outras medicações e seu uso em excesso pode ser perigoso. 

Quais as vantagens e os riscos? 

A vantagem encontrada por aqueles que buscam tratamentos alternativos é o menor número de efeitos colaterais quando comparados aos medicamentos sintéticos. E também, seu custo costuma ser mais baixo. A fitoterapia é bastante variada e, normalmente, utilizada no combate de doenças infecciosas, alérgicas, traumas e disfunções metabólicas.As plantas podem conter substâncias tóxicas, alergênicas contaminação por agrotóxicos ou metais pesados, por exemplo. Além disso, podem interagir com outras medicações e seu uso em excesso pode ser perigoso. 



Lembrando que é necessário cuidado ao fazer uso das plantas, seja na forma de medicamentos ou até mesmo chás caseiros. A dosagem precisa ser sempre controlada, tendo uma orientação médica para seu uso. 


Por Luiza Saidel

Compartilhar:

Postar um comentário

 
VOLTAR AO TOPO
Copyright © 2016 Jornal Cenário. Layout por OddThemes || Design por Designed by Mila Porto