Exposição do programa “Aprendiz - Música na escola” está em cartaz até semana que vem na Sala de Cultura Leila Diniz, em Niterói
Está em cartaz a exposição “Aprendiz - 15 anos de música e cidadania” na Sala de Cultura Leila Diniz. A exposição trata do programa Aprendiz - Música na Escola, que gera oportunidades para jovens de escola pública.
O programa oferece aulas de violino, viola, violoncelo, flauta transversa, clarineta, cavaquinho, violão e percussão. As atividades acontecem dentro das escolas municipais de Niterói, o que proporciona um maior vínculo entre os estudantes e a escola. As aulas são gratuitas e os alunos recebem os instrumentos emprestados da instituição.
A escolha do espaço para a exposição não foi por acaso: desde a abertura da Sala de Cultura, há 5 anos, o projeto faz apresentações mensais no local. Sempre na última quarta-feira do mês, às 12:30, os alunos apresentam músicas líricas e populares para o público.
A exposição conta com informes sobre a história do programa, alguns dos instrumentos usados e relatos dos participantes. Um deles, o do violoncelista Diogo Moura, que aderiu ao projeto em 2002 quando estudava na escola José de Anchieta, no bairro Morro do Céu. Ele narra uma situação marcante que viveu com o projeto. “Quando ainda era aluno de flauta doce no Morro do Céu, um dia vi um menino da facção rival apanhar em frente a escola. Eu olhei para a minha flauta doce na mão e optei por não não seguir o grupo e ir para a aula de música”.
A Sala de Cultura Leila Diniz fica na rua Heitor Carrilho 81 no Centro de Niterói, e fica aberta das 10h às 17h. A exposição está montada até a próxima segunda feira, dia 4. A entrada é gratuita.
Postar um comentário