Notícias

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Como era o mundo na última vez em que a Seleção Argentina foi campeã


Argentina foi vice-campeã pela terceira vez seguida ao perder a Copa América Centenário para o Chile na disputa de pênaltis - de novo. Antes disso, os hermanos já haviam sido derrotados na edição do ano passado e também na Copa do Mundo de 2014. A última vez em que a Albiceleste conquistou um título foi em 1993, ao vencer o México por 2 a 1 na final da Copa América. Muito mudou de lá para cá e nós mostramos um pouquinho de como era o mundo naquele ano. 

• Uniao Europeia era fundada 
Inline image 1O ano de 1993 marcou não só o último título da Argentina no futebol, mas também a fundação do bloco econômico mais importante do mundo, a União Europeia. Se hoje a UE está em pauta devido à saida da Grã-Bretanha, há 23 anos ela nascia por meio do Tratado de Maastricht. 

• O Brasil era apenas tricampeão mundial 
O Brasil vive o pior momento de sua história no futebol, mas em 1993 o cenário não era tão diferente. A Seleção, que era apenas tricampeã do mundo, passou sufoco para se classificar à Copa do ano seguinte, mas em compensação conquistou o tetra e o penta em 2002. 

• A moeda brasileira não era o real 
Inline image 4Na última vez em que a Argentina conquistou um título, a moeda brasileira ainda nem era o real, que foi instituído apenas em 1994. No ano anterior, o momento econômico do país era tão ruim e confuso que chegamos a ter duas moedas: o cruzeiro, até julho, e o cruzeiro real, de agosto até junho do ano seguinte. 

 Roberto Dinamite ainda jogava futebol 
Em 1993, Roberto Dinamite, o maior ídolo do Vasco e um dos grandes craques da história do futebol brasileiro, ainda jogava futebol. Ele encerrou a carreira aos 39 anos de idade, em março daquele ano, com a camisa do Cruzmaltino. 

• O ranking mundial da Fifa era divulgado pela primeira vez 
Inline image 5O Ranking Mundial da FIFA, que classifica as 209 seleções associadas à federação, foi divulgado pela primeira vez em agosto de 1993. Nessa época, a Alemanha era a líder do ranking, a Argentina ocupava a quinta colocação e o Brasil apenas a oitava. Atualmente, a Bélgica é a primeira, os argentinos os segundos (que coincidência) e o Brasil o sexto. 

• Olympique de Marseille era campeão da Champions League 
Hoje estamos acostumados a ver clubes como Real Madrid, Barcelona, Chelsea, Manchester United, Atletico de Madrid e etc na luta pelo título da Champions League. Em 1993, no entanto, quem levou o torneio de clubes mais importante da Europa foi o... Olympique de Marseille, da França. Será que a Argentina só voltará a ser campeã quando o Marseille conquistar a Liga? Aguardemos.  

• Jurassic Park estreava e conquistava maior bilheteria do ano 
Inline image 2
Uma das franquias mais famosas da história do cinema estreou em 1993. Jurassic Park, de Steven Spielberg, foi tido como um marco na indústria dos efeitos especiais e venceu três Oscars: Melhor Som, Melhor Edição de Som e Melhores Efeitos Especiais. Além disso, foi a maior bilheteria da história até então, com uma arrecadação de mais de US$ 1 bilhão. 

• Rogério Ceni estreava como profissional 
Grande ídolo da história do São Paulo, a estreia do goleiro Rogério Ceni como profissional quase coincide com a data do último título da Seleção Argentina. Enquanto o arqueiro, hoje aposentado, vestia a camisa tricolor pela primeira vez em 25 de junho de 1993, a Albiceleste venceu a Copa América no dia 4 de julho, pouco mais de uma semana depois. 

• Lançamento do FIFA Soccer para Mega Drive 
Inline image 3
Os 'fifeiros' de hoje em dia estão acostumados aos gráficos e recursos tecnológicos dos videogames atuais, mas muitos deles não imaginam que tudo começou em 1993. Naquele ano foi lançado o Fifa Soccer, primeiro jogo da série a ter uma licença oficial do principal órgão do futebol mundial. PlayStation? Xbox One? Não. Naquele tempo, o console era o Mega Drive.  

Por Aline Ventura

Compartilhar:

Postar um comentário

 
VOLTAR AO TOPO
Copyright © 2016 Jornal Cenário. Layout por OddThemes || Design por Designed by Mila Porto