"Chica da silva", ficou marcada na memória dos brasileiros, por ser a primeira novela a ter uma protagonista negra, Taís Araújo. A trama ia ao ar pela extinta tv Manchete.
A dramaturgia contava a história da escrava alforriada que viveu durante anos uma relação estável com o rico contratador dos diamantes João Fernandes de Oliveira, teve treze filhos e conquistou uma posição de destaque na conservadora sociedade do século 18.
"Chica da Silva- o musical", levanta questões sobre o papel da mulher negra na sociedade atual. Suas lutas, conquistas e os preconceitos, ainda, recorrentes. Mostrando, também, a força da mulher negra em uma sociedade machista. Para que o espetáculo aconteça fez- se nescessário a montagem de três planos. Onde, a protagonista da vez, a atriz Vilma Melo, resgata o passado da personagem. O presente, representado pela mulher negra que ocupa lugar de destaque na sociedade, mas que,ainda, é alvo de preconceitos. E, o futuro, trazendo o imaginário de como a personagem gostaria que fosse a vida, com cenas de uma mulher amada, que jamais sofreu preconceito.
Para quem quer matar a saudade de Chica da Silva ou conhecer esse clássico da dramaturgia, o musical fica em cartaz até o dia 30 de outubro. No Centro Cultural Correios: Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro.
As sessões acontecem de quinta a domingo, às 19h. Os ingressos custam:
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Por Jaqueline Oliveira
Postar um comentário