Um dos mais respeitados festivais de música instrumental brasileiro chega ao Rio de Janeiro novamente após grande sucesso em sua edição de 2015. O MIMO Festival 2016 acontece entre os dias 11 e 13 de novembro na Praça Paris, Igreja da Candelária, Cine Odeon e outros espaços da cidade.
O festival MIMO, que nasceu em Olinda em 2004, está em sua 13° edição e abrange mostras de cinema, música clássica, rap, rock, música regional, poesia, literatura etc. Depois do enorme sucesso de público e crítica em Tiradentes, Ouro Preto e Paraty, o evento segue com programação extensa, plural e totalmente gratuita.
A charmosa Praça Paris, na Glória, irá receber dois palcos, o principal e a novidade do ano, o “Se Ligaê”. Nele, acontecem encontros musicais, como Jards Macalé e Otto, Simone Mazzer e Alice Caymmi, João Bosco e Hamilton de Holanda e Chico César com Miguel Araújo.
Ganham destaque ainda dois grandes artistas internacionais. Pat Thomas, diretamente da África Ocidental, é o maior representante do highlife, gênero musical popular que nasceu nos anos de 1920 no Gana e influenciou diretamente o surgimento do afrobeat. A outra grande atração é a diva colombiana Totó la Momposina uma das artistas mais respeitadas da América do Sul e conhecida como rainha da cúmbia.
Uma das trações mais esperada é Ney Matogrosso, que sobe ao palco principal, ao ar livre, para uma apresentação emocionante do seu show “Atento aos Sinais”, no encerramento do festival. Bixiga 70, Antonio Nóbrega, o duo francês Jacky Terrasson & Stéphane Belmondo e o grupo multinacional Violons Barbares completam a programação.
Entre os destaques do cinema, estão os longas-metragens Chico Science: O Caranguejo Elétrico, que narra a história do maior nome da cena manguebeat de Pernambuco; Time Will Burn – O Rock Underground Brasileiro do Começo dos Anos 90, que conta sobre a cena do rock alternativo das bandas brasileiras. E ainda: Perdido em Júpiter, Waiting for B., Pedro Osmar – Pra Liberdade que se Conquista, sobre a obra do multiartista da Paraíba.
Consolidado como um festival multicultural e já tendo sido assistido por mais de um milhão de espectadores, o MIMO mais uma vez se destaca por levar ao público uma experiência musical única, abrangente e inovadora, que une gerações e respeita as diferentes culturas. Serão artistas vindos de várias partes do mundo, documentários e curtas sobre música, todos inéditos em circuito comercial, aulas na Etapa Educativa com a maioria dos nomes que passam pelo festival e palestras no Fórum de Ideias que promove o debate, a reflexão e a troca de conhecimentos.
Confira a programação completa no site do festival: http://mimofestival.com/ brasil/rio-de-janeiro/
Por Amanda de Oliveira
Postar um comentário