O Solar do Jambeiro terá como atração essa quinta, dia 27, às 19 horas, a apresentação em uma cena poética da poesia de Florbela Espanca, a Dama das Profundezas. O espetáculo combina poemas e dados biográficos com a execução de fados. O evento ocorre em comemoração aos 33 anos da Revolução dos Cravos e conta com a presença e direção de Dilia Gouveia, e traz no elenco, além de Dilia, Zezé Vargas e Julio Morgado.
A apresentação de Florbela Espanca propõe uma leitura filosófica da obra poética e da vida da artista, uma das poetisas portuguesas de maior prestígio do século XX. O reconhecimento de seu trabalho veio de maneira póstuma, em vida publicou apenas duas antologias, que só vieram a se tronar conhecidas após sua morte, mas apenas essas duas obras já foram o suficiente para transformá-la em um dos grandes ícones da literatura contemporânea portuguesa. A artista , através de uma lírica emotiva, registrou a emancipação da mulher, capturando os sentimentos vindos da opressão da tradição patriarcal.
O evento é uma iniciativa da Assessoria de Projetos Literários do Solar do Jambeiro, que propõe uma leitura das mudanças históricas vindas da Revolução dos Cravos, movimento social ocorrido em Portugal pelo fim do Estado Novo e instauração de um regime democrático.
A escolha do local para a apresentação se dá devido a consolidação do Solar como um espaço de memória portuguesa, sendo ele uma construção com um dos maiores conjuntos de azulejaria colonial portuguesa do Brasil, atraindo muitos visitantes, principalmente os integrantes e os descendentes da comunidade lusitana de Niterói. O Solar do Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano, 195, no Ingá, Niterói
Humberto Gomes
Postar um comentário