A principal função do xampu é a limpeza e remoção do óleo que o couro cabeludo produz, sendo de extrema importância para saúde dos fios. O produto surgiu em 1880 e muitas foram as mudanças que o produto sofreu desde então, até chegar na forma que todos conhecem.
A novidade da vez é o xampu em pó, que possui maior funcionalidade e ainda conta com uma porcentagem de água mais baixa em sua formulação. O xampu em pó funciona tal como o convencional. Basta aplicá-lo no couro cabeludo, espalhá-lo e colocá-lo em contato com a água do chuveiro para iniciar o processo de limpeza.
Na versão em pó, o xampu apresenta uma redução de 95% de água ao compará-lo com o tradicional. Segundo o pesquisador e professor do Departamento de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), o Doutor Abilio Soares Gomes, a economia de água em processos industriais e produtos menos poluentes são sempre desejáveis, devido ao uso inadequado da porcentagem de água potável no planeta pela indústria cosmética.
“Uma utilização mais branda da água disponível é sempre muito relevante e, quanto às embalagens plásticas, o plástico, tanto na forma macroscópica quanto na microscópica, é atualmente um dos principais poluentes dos oceanos”, explica.
As embalagens dos produtos, por serem menores, também causam um menor impacto ambiental. Quanto à facilidade e forma compacta, o xampu em pó é ideal para quem deseja viajar, sair ou, até mesmo, organizar dentro do banheiro. O produto já está sendo vendido, principalmente na internet, onde faz mais sucesso. O Sweet Pó Hair, marca paulista, foi quem trouxe o xampu em pó para o mercado. A marca conta com mais de 230 distribuidores em todo o Brasil e tem como carro chefe o produto, que é uma inovação para o mercado cosmético.
Mayara Aguiar
Postar um comentário