Notícias

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Kombucha: A bebida do momento que é livre de conservantes e promove saúde.





        
        O kombucha (se pronuncia kom-bu-tchá) é uma bebida probiótica milenar muito famosa lá fora. Há aproximadamente 2 mil anos, o líquido foi descoberto na China Antiga. Na época, o kombucha era utilizado e conhecido por ser um remédio que tratava problemas como a artrite. A produção é feita a partir de uma mistura de chá (geralmente chá preto ou chá verde), açúcar e uma espécie de cultura de levedura e bactérias. 

         A colônia ou levedura compostas de microorganismos aglomerados resultam em uma massa de celulose semelhante a uma panqueca. Ao colocar essa "panqueca" numa vasilha misturando açúcar e chá, transforma o líquido em uma bebida refrescante levemente borbulhante, doce e azeda.

Esse é o Scoby ou "panqueca" que promove o chá ao patamar de fermentado 

        A cultura de Kombucha se alimenta do açúcar e, na troca, produz outras substâncias que se formam na bebida: , ácido glucônico,o ácido glucurônico, ácido láctico, substâncias antibióticas, aminoácidos, vitaminas. O álcool de 0.5% a 1% também é produzido, mas não caracteriza bebida alcoólica.


Benefícios
      O chá fermentado é rico em nutrientes por ser probiótico ajudando a equilibrar o metabolismo e a repor a flora intestinal. A bebida também não engorda. Ele é indicado para aqueles que tem problemas de digestão e baixa imunidade.
Cuidados com o Kombucha
      Mesmo com esses benefícios, a bebida tem suas desvantagens. Existem alguns relatos de que o produto pode trazer efeitos colaterais como reações alérgicas, perturbação estomacal, doenças de pele, problemas nos rins, toxicidade hepática e acidose metabólica. 

    A bebida não é recomendada para pessoas que se encontrem doentes, sofram com diarreia, que tenham um sistema imunológico enfraquecido, possuam síndrome do intestino irritável, idosos, crianças e mulheres grávidas ou em processo de amamentação de seus bebês.

   E você ainda pode preparar o chá em casa! Isso tudo com cuidado e paciência uma vez que o processo é bem lento e artesanal levando dez dias de fermentação.


   Se a preguiça bater para fazer o seu próprio Kombucha, procure produtos em lojas online que você vai vai encontrar e manter a saúde em dia.





Compartilhar:

Postar um comentário

 
VOLTAR AO TOPO
Copyright © 2016 Jornal Cenário. Layout por OddThemes || Design por Designed by Mila Porto