Ao se tratar da numeração das artes, o cinema ocupa o número sete. Apesar de ser uma das manifestações artísticas mais recentes na História, não podemos dizer que o audiovisual está em sétimo lugar em um ranking de interesse. O cinema se mostra cada vez mais presente na vida das pessoas, mostrando sua importância, até mesmo, para construção e entendimento da sociedade.
Sabendo disso, a Aliança Francesa de Niterói, escola especializada na francocultura, promove exibições mensais do Ciné Club Jean Vigo, com entrada franca. Além de permitir acesso a essa cultura, o Ciné Club garante um contato com a língua falada de forma descontraída e menos didática, conquistando cada vez mais adeptos e provando que não apenas a forma tradicional de ensino pode dar bons resultados.
Os filmes são seguidos de debate mediado por um aluno do curso de cinema da Universidade Federal Fluminense (UFF). As obras vêm diretamente do acervo da Cinemateca da Embaixada da França, que procura, através dessas parcerias, divulgar o cinema de países que falam a língua francesa.
A edição do mês de setembro acontece no dia 29, com a exibição do drama “Le grand jeu” (O grande jogo), às 19h. Thomas Sparfel, coordenador da Cinemateca da Embaixada, diz que os espectadores têm acesso a produções de uma coleção única. “Os filmes do Ciné Club vêm de um acervo inédito no Brasil, que só é distribuído para os parceiros da cinemateca. Inclui filmes clássicos, patrimoniais e documentários, entre outros gêneros", destacou.
Sparfel acrescenta que, para a programação dos Ciné Clubes deste ano, o foco foram filmes contemporâneos e inéditos. De acordo com ele, o objetivo é mostrar a nova criação francesa e o que os diretores atuais estão produzindo. “A França oferece o mais amplo apoio às produções audiovisuais nacionais. Por isso, investimos em levar para o circuito cultural, filmes que não atingiram tanto o mercado nacional e internacional ”, comenta.
A Aliança Francesa de Niterói fica na Rua Lopes Trovão 52, 2° andar, em Icaraí.
Postar um comentário