Notícias

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

A argila e a beleza


Certamente você já se deparou com fotos de pessoas com algum tipo de argila no rosto. O que antigamente era reservado às “madames” e chegava a ser cômico, hoje é cada vez mais comum. Cada vez mais tratamentos estéticos naturais são redescobertos e exaltados, fazendo com que não fiquemos à mercê de fórmulas farmacêuticas extremamente caras.
Dentre os principais tratamentos naturais o primeiro a ser lembrado é o que vamos tratar aqui hoje: a argila. A história da argila medicinal é extensa: já no Egito antigo utilizava-se argila do Nilo para tratar de doenças de pele, mumificar corpos e por razões estéticas. Até mesmo Aristóteles reverenciava a argila por ser um recurso que “conserva e trata a saúde”. Esse recurso histórico, tratado por muitos com propriedades mágicas, pode começar a te ajudar e funcionar como um tratamento de beleza completo.



COMO A ARGILA FUNCIONA?

Independente da argila encontrada (verde, preta, vermelha, etc.) todas possuem uma característica fundamental, todas penetram na pele, removem impurezas e fazem com que você sinta a sua pele “puxada”, o nome dessa característica é adstringente. Talvez esteja se perguntando “Por que existem cores diferentes estão?” Bom, cores diferentes significam uma composição diferente, por exemplo, a argila vermelha é rica em óxido de ferro, cobre e silício o que a torna ótima para quem busca um efeito anti-envelhecimento.
A argila é vendida em lojas de produtos naturais e é um recurso barato (é possível encontrar sacos de um kilo por menos de dez reais!). A forma mais comum de ser encontrada é em pó e deve ser misturada à água até adquirir uma consistência pastosa. Uma dica também é utilizar algum tipo de chá medicinal ao invés de água pura ou mesmo misturar uma ou duas gotas de um óleo de sua preferência à mistura: Sinta-se um alquimista!


OS DIFERENTES TIPOS DE ARGILA


ARGILA VERDE
Certamente é a mais comum e a mais utilizada nos tratamentos comuns. É a argila com a maior diversidade de elementos e efeitos. ideal para tratar acne, diminuir a oleosidade da pele e do cabelo, indicada também para tratamento de abcessos e inchaços, pois é tonificante, e estimulante (estimula a circulação sanguínea), secativa, desintoxicante, bactericida, analgésica e cicatrizante.

ARGILA BRANCA
Ideal para peles manchadas e sensíveis. Limpa e absorve a oleosidade sem ressecar, promove uma hidratação intensa com efeitos calmantes, anti-inflamatórios, cicatrizantes e clareadores. A argila branca é tida como a mais “leve” de todas

ARGILA VERMELHA
Muito usada no corpo todo, desde pernas, até barriga por ter um efeito redutor. Além disso, a argila vermelha hidrata, nutre, previne o envelhecimento da pele e ainda tem propriedades anti estressantes e estimulantes.

ARGILA ROSA
A argila rosa é uma mistura entre a vermelha e a branca e portanto tem ação clareadora, propriedades calmantes, cicatrizantes, anti-inflamatórias, hidratantes e antienvelhecimento.

ARGILA AMARELA
A argila amarela é usada principalmente por pessoas mais velhas por suas propriedades de formação do colágeno. Combate e retarda o envelhecimento além de reduzir inflamações.

ARGILA CINZA
Possui propriedades clareadoras, antioxidantes, antienvelhecimento além de ajudar no combate à acne. Recomendada para peles oleosas, maduras e manchadas, que não sejam propriamente sensíveis.

ARGILA PRETA
Ações anti-inflamatória, anti estressante, rejuvenescedora e estimulante. Usada em tratamento no corpo todo, é especialmente recomendada para o tratamento de doenças como artrite e artrose.

Compartilhar:

Postar um comentário

 
VOLTAR AO TOPO
Copyright © 2016 Jornal Cenário. Layout por OddThemes || Design por Designed by Mila Porto