Se os hermanos vivem um drama nas eliminatórias da FIFA para o Mundial de 2018, outro país vizinho está perto de realizar um sonho.
Poucos sabem o que realmente significa o futebol para o Peru. País relativamente pequeno, mas com imensa diversidade, nosso vizinho pulsa futebol a cada esquina. Entretanto, o mesmo não acontece em competições oficiais do esporte: são apenas 4 participações em Copas do Mundo na história, sendo um sétimo lugar (1970) sua melhor colocação. Na reta final das eliminatórias, os peruanos têm uma chance de ouro de se classificar ao mundial de 2018, na Rússia, pela primeira vez em 36 anos.
O Peru já esteve envolvido em confrontos decisivos de Copa do Mundo. Em 1978, na Argentina, uma polêmica envolveu peruanos, argentinos e brasileiros. Com uma boa equipe, La Blanquirroja chegou à segunda fase em grupo com os donos da casa, além de Brasil e Polônia. Não foi muito bem no geral, mas sofreu incríveis 6 gols da seleção da casa – que nunca havia ganhado por mais de 3 gols de diferença sob o comando de César Luís Menotti, e precisava de saldo superior a 4 gols para avançar –, numa das maiores polêmicas do futebol – além do resultado inusitado, a partida havia sido adiada, enquanto deveria ocorrer simultaneamente ao jogo da seleção brasileira. Pior para Brasil e Peru, que acabaram eliminados – a Argentina seria depois campeã mundial pela primeira vez.
Se não vive de grandes conquistas, o Peru tem revelado ídolos importantes nos últimos anos. Nomes como Guerrero, Trauco e Cueva, que atuam no Brasil, ganharam destaque em seu país de origem – que não tem um campeonato nacional forte – e saíram relativamente cedo. Carillo, Advíncula, Yotún, Farfán, entre outros, também seguiram o mesmo caminho – e são, hoje, fontes de grande esperança.
Não são pequenas as chances de classificação: basta uma simples vitória contra a Colômbia na próxima terça (10/10) – que também está na briga – para assegurar uma vaga na Copa do Mundo de 2018. Na penúltima rodada do torneio eliminatório, empatou com a Argentina em La Bombonera lotada, pulsando desesperada devido ao drama vivido pelos hermanos. Agora, o Peru só depende de si para conquistar a tão sonhada vaga.
Postar um comentário