Cristal Muniz, criadora do site um ano sem lixo, nos dá dicas de como reduzir o lixo produzido em casa.
1. Evite coisas embaladas
Comprando a granel e guardando potes de vidro e saquinhos de pano para levar os grãos e farinhas para a sua casa você diz não aos industrializados que costumam vir cheios de embalagens, contribuindo para a maior produção de lixo.
2. Substitua a esponja
O recomendado é o uso de buchas vegetais, escovas com cerdas vegetais. Elas são orgânicas e funcionam da mesma forma que esponja de limpeza tradicionais, mas não poluem o ambiente quando forem ser descartadas.
3. Tenha uma composteira doméstica
A composteira doméstica é um recipiente preparado para transformar seu lixo em adubo. Assim, ele retorna de maneira sustentável para o meio ambiente.
4. Pare de usar descartáveis
Utilize toalhas e guardanapos de pano, panelas 100% de metal que possam ir ao forno e à geladeira e potes para guardar restos de alimento. Além disso, o galão de água também pode ser substituído por filtro de barro.
5. Guarde esse trio: guardanapo, copo e pote
O simples truque ajuda a evitar desperdícios cotidianos que passam desapercebidos, como, por exemplo, pratos e copos descartáveis e potes de sorvete.
6. Substitua o limpa-fogão por vinagre
Você pode fazer uma mistura no fogão ao invés de comprar mais itens de limpeza. Tal mistura é feita ao polvilhar bicarbonato de sódio pela superfície, dar alguns sprays de vinagre e deixar agir por 5 minutos. Depois é só limpar com a bucha.
7. Compre menos comida
Tire um tempo para pensar quantas refeições você faz por dia de fato em casa. A conta é simples, comprando a quantidade certa você, automaticamente, joga muito menos comida e embalagens fora.
Postar um comentário