Notícias

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Energético e atividades físicas: mitos e verdades sobre a bebida


Ter uma rotina corrida e sem tempo é comum para quem vive hoje nas grandes cidades. O trabalho em excesso, estudos e as preocupações em manter uma vida estável, deixam a saúde em segundo plano e o calendário apertado não permite um tempo nem mesmo para descansar. 


É dentro desse contexto que hábitos nada saudáveis começam a fazer parte da vida de quem anda sem tempo. Café em excesso, fast foods, refrigerantes com cafeína e as bebidas energéticas são alguns exemplos, sendo as últimas bastante prejudiciais à saúde. E mais: há quem faça uso de energéticos para realizar atividades físicas!

Esse tipo de bebida é, em sua maioria, composta por cafeína ou guaraná, carboidratos, taurina e vitaminas do complexo B. Sendo assim, elas auxiliam sim na manutenção da atenção, energia e entusiasmo ao longo do dia e são um bom estímulo para os praticantes de exercícios físicos.



Porém, é preciso atentar-se as quantidades ingeridas e os riscos que seu consumo podem trazer. Muitas dúvidas ainda permeiam seu consumidor, por isso desmitificamos algumas ideias: 

1. As bebidas energéticas contêm mais cafeína que o café?
FALSO. A maioria das bebidas energéticas contêm a mesma quantidade ou até menos da quantidade de cafeína existente em uma xícara de café (90 mg).
2. Energéticos dão mais disposição?
VERDADE. Os energéticos proporcionam maior disposição física, graças aos efeitos da cafeína presentes na bebida. As vitaminas do complexo B presentes na maioria dos energéticos também contribuem para a redução do cansaço e da fadiga. Entre outros benefícios, os energéticos também contribuem para o desempenho mental, reduzem o cansaço e ajudam na concentração.
3. É possível consumir o energético durante o dia?
VERDADE. O corpo demanda maior energia e concentração geralmente durante o dia, em ocasiões de intensa atividade física e mental, como, por exemplo, o trabalho, a prática esportiva, o estudo e até o ato de dirigir um automóvel. Graças a sua composição, a bebida energética contribui para essa disposição extra na realização de tais atividades.
4. As bebidas energéticas podem ser consumidas durante o exercício?
VERDADE. Os energéticos podem ser consumidos antes, durante ou depois das atividades físicas. A cafeína presente na bebida auxilia no melhor desempenho. Vale ressaltar que os energéticos não são fontes de hidratação e não substituem a necessidade do consumo de água antes, durante e depois da prática de esportes.
5. As bebidas energéticas são ricas em glúten.
FALSO. Os energéticos não possuem glúten ou qualquer tipo de produto de origem animal em sua composição.
Por Luiza Saidel

Compartilhar:

Postar um comentário

 
VOLTAR AO TOPO
Copyright © 2016 Jornal Cenário. Layout por OddThemes || Design por Designed by Mila Porto