Notícias

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Você sabe ler rótulos?

O hábito de ler os rótulos das embalagens dos produtos alimentícios é pouco comum, mas bastante importante quando pensamentos na nossa saúde. E entender o que compõe aquilo que comemos é mais fácil do que parece. Para começar, é preciso saber que o mais importante no rótulo são os ingredientes e não aquela tabela que diz respeito à composição do alimento. 

Para começar, preste atenção aos ingredientes, eles vem em ordem decrescente: o que vier primeiro na lista é sempre o que está em maior quantidade no produto. Se, por exemplo, em um rótulo de chocolate o que aparece primeiro é o açúcar, o segundo o leite e então aparece o cacau, podemos dizer que trata-se basicamente de um doce de chocolate, já que o ingrediente dominante é açúcar. 

Ao continuar lendo a embalagem, devemos nos atentar aos nomes estranhos e siglas que não conseguimos nem ao menos pronunciar. Normalmente esses ingredientes são os aditivos, corantes e conservantes, tudo aquilo que vai ser interpretado pelo nosso organismo como toxina, com pouco ou sem nenhum valor nutricional. 



Para termos uma noção, é interessante saber o que significa também algumas palavras presentes na tabela nutricional:
- A porção é a quantidade que uma pessoa deve comer por vez para compor uma alimentação saudável.
- O valor diário é quanto do produto apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta de 2000 calorias (quantidade média para um adulto).

E prestar atenção em alguns dados como: 
- A quantidade total do produto na embalagem e a porção que está descrita na tabela (ex.: a porção equivale a 20g, mas todo o pacote possui 100g).
- O valor energético (calorias), quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras totais, fibra alimentar, sódio etc. Além de informações sobre vitaminas e minerais. 
- O tamanho da lista de ingredientes, quanto mais natural for o produto, menos ingredientes ele terá em sua composição.















E depois disso tudo, não se esqueça de ver a validade do produto!

Por Luiza Saidel

Compartilhar:

Postar um comentário

 
VOLTAR AO TOPO
Copyright © 2016 Jornal Cenário. Layout por OddThemes || Design por Designed by Mila Porto