Mudanças no “news feed” do Facebook dará prioridade às postagens de amigos e familiares. Para páginas de empresas e outras iniciativas poderá ficar mais difícil ganhar a atenção de usuários na rede social. A novidade foi anunciada na quarta-feira (29) em um post no blog oficial com o título “Building a Better News Feed for You” (Construindo um feed de notícias melhor para você, em tradução livre).
O diretor de engenharia da rede social de Mark Zuckerberg, Lars Backstrom, afirma em outro texto do blog que a mudança pode causar declínio no alcance e tráfego das páginas. O diretor especifica que o impacto poderá variar de acordo com a composição da audiência. Páginas com tráfego baseado em conteúdo compartilhado serão menos impactadas do que páginas que se apoiam mais na audiência de postagens da página.
A ideia é que “amigos e família sejam vistos primeiro”, algo que o Facebook diz que sempre foi o principal objetivo da rede social. “Nós encorajamos as páginas a postar coisas que sua audiência queira compartilhar com seus amigos”, escreveu Backstrom. O novo news feed, por outro lado, pode se tornar um incentivo às páginas a investir em anúncios para serem mais notadas.
O Facebook já foi criticado por manipular o que seus usuários tem ou não contato e a novidade poderia reacender essa polêmica. Tomando a frente do debate, no texto está dito que eles “não estão no negócio de escolher que questões o mundo deveria ler” e que o feed é formado a partir do comportamento dos próprios usuários. “Não favorecemos fontes específicas - ou ideias”, escreveu o funcionário da rede, Adam Mosseri.
A atualização deverá ser implementada já nas próximas semanas para todos os 1,6 bilhão de usuários do Facebook.
Postar um comentário