Notícias

quinta-feira, 7 de julho de 2016

O inverno chegou

O último episódio da sexta temporada de Game of Thrones foi ao ar nesse domingo, 26 de junho, e bateu o recorde de público, alcançando 8,9 milhões de telespectadores apenas nos Estados Unidos. Os números representam um aumento significativo em relação ao recorde anterior que tinha sido do último episódio da quinta temporada, Mother’s Mercy, com 8,1 milhões e principalmente à média de 2,5 milhões de espectadores da primeira temporada.

O décimo episódio foi bastante movimentado e diversos núcleos tiveram desfechos ou avanços em seus enredos, deixando brechas para a próxima temporada. No capítulo de maior duração da série, que apresentou 69 minutos, o inverno finalmente chegou, promessa que vinha sendo feita através do cauteloso lema dos Starks desde o começo da primeira temporada e foi confirmada pelo envio simbólico do corvo branco. 

Cena do episódio Winds of Winter. Crédito.


A série, a partir dessa temporada, ultrapassou os livros em que são baseados e apresentou enredos inéditos que podem ou não estar nos livros. Assim, os acontecimentos retratados têm sido surpresas até mesmo pelos os mais assíduos leitores dos livros. Os próprios diretores afirmaram terem tido maior liberdade criativa nesse ano da série, apesar de terem recebido algumas diretrizes e revelações de pontos chaves do autor, como a famosa última cena do episódio 6x5, The Door.

Foi confirmado nessa semana que restam apenas mais 13 horas de Game of Thrones antes do fim. As duas últimas temporadas vão ser mais curtas, a próxima com 7 episódios e uma última, em 2018, com apenas 6. Os autores justificam que é para não aborrecer os fãs e acabar a série enquanto ainda faz sucesso, mas talvez seja falta de suporte de material escrito.

Uma das questões apontadas nessa temporada foram as viagens rápidas realizadas pelos personagens, enquanto nas outras temporadas esses translados demoravam episódios. Um dos produtores da série abordou o assunto e disse que foi uma escolha para agilizar a história e impedir, por exemplo, que Arya passasse quatro episódios em um barco. Ele afirmou também que a passagem de tempo entre os núcleos não são necessariamente as mesmas.

(SPOILERS A SEGUIR)

Teoria de longa data confirmada

Um dos pontos altos do episódio foi a cena da Torre da Alegria, onde uma famosa teoria entre os fãs foi confirmada e finalmente conhecemos a mãe de Jon Snow. Ficamos sabendo ele é na verdade filho de Lyanna Stark, irmã mais nova de Ned Stark, e não bastardo do último que disfarçou sua origem apenas para proteger a criança.



Na cena assistimos a mãe a beira da morte pedindo ao irmão para protegê-lo, porque se Robert Baratheon descobrisse quem ele era, iria matá-lo. Na cena não fica explícito quem é o pai, uma das falas de Lyanna não é ouvida pelo público, mas o diálogo que o precede aponta para R + L = J. Ontem a HBO lançou um gráfico de parentesco que afirmou que Jon Snow é realmente filho de Rhaegar Targaryen.
Gráfico de parentesco divulgado pela HBO depois do último episódio.



O fim da sexta temporada também apresentou diversos momentos emocionantes e fugiu do último episódio morno depois do movimentado nono, como aconteceu em outros anos. Pontos altos da última hora da série de 2016 foram a sequência inicial em Porto Real e suas consequências, o pós-batalha dos bastardos e o que isso representou para os Starks em Winterfell, a diminuição da lista de Arya Stark e claro, a esperada partida de Daenerys para Westeros com um exército, após de 6 temporadas de planejamento. Diante dos encaminhamentos, os últimos capítulos da série prometem ser eletrizantes.

Por Raphaela Ayres

Compartilhar:

Postar um comentário

 
VOLTAR AO TOPO
Copyright © 2016 Jornal Cenário. Layout por OddThemes || Design por Designed by Mila Porto