Ilha da Boa Viagem voltou a receber o público em fevereiro, após vinte anos fechada para visitação.
Museu de Arte Contemporânea, Campo de São Bento, Parque da Cidade, são muitos os atrativos de Niterói. E agora a cidade-sorriso ganhou mais uma atração: a Ilha de Boa Viagem. Fechada há mais de vinte anos, a ilha voltou a receber visitantes em fevereiro deste ano, graças a uma parceria entre a prefeitura de Niterói, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico NacioInal (Iphan) e o grupo de escoteiros Gaviões do Mar.
O lugar possui grande importância histórica. Durante o século XVIII, era o local onde os padres davam bênçãos aos marinheiros que estavam prestes a ir embora para suas missões. Além disso, era ali também que os familiares dos militares se reuniam para se despedir. Há ainda, atrás da ilha, ruínas de um forte erguido entre 1690 e 1702, cujo objetivo era ser um ponto de observação do litoral e controle de navegação da Baía de Guanabara.
Esses motivos somados a beleza natural do local tornam a ilha um passeio cultural imperdível. A visitação é gratuita e limitada a 120 pessoas por dia. Os grupos de até 30 integrantes são formados por ordem de chegada e acompanhados por profissionais de turismo. As visitações acontecem às 9h, 11h, 14h e às 16h, aos sábados, domingos e feriados. O passeio dura em média uma hora e meia. Os interessados devem fazer o agendamento através do Disque-Turismo (0800 2827755)
Por Jéssica Simões
Postar um comentário