Na corrida por um lugar para a próxima edição da Copa do Mundo de Futebol, que será realizada na Rússia em 2018, além do país sede, já saiu o primeiro classificado e outros países deixaram bem encaminhadas as suas situações em suas respectivas eliminatórias. O Jornal Cenário traz um resumo de como estão as disputas pelo mundo e quem tem boas chances de estar presente no torneio mais importante do planeta.
Nosso giro começa falando do primeiro classificado, e ele saiu da América do Sul. Depois de um início tenebroso nas eliminatórias, o Brasil se reencontrou com Sr. Adenor, vulgo Tite, que assumiu o comando técnico da seleção e garantiu a vaga com quatro rodadas de antecedência. E com doze pontos ainda em disputa temos sete seleções brigando por três vagas diretas e uma na repescagem, a diferença do 2º para o 7º colocado é de apenas seis pontos. Os únicos que não possuem chances matemáticas de classificação são a Bolívia e a Venezuela, essa última continuará sem disputar nenhuma Copa do Mundo. Pela seletiva da CONCACAF, o México está perto de garantir a classificação, porém faltando seis rodadas, a disputa está em aberto, com todos possuindo chances.
Do outro lado do globo, na Oceania, a disputa está chegando a sua fase final. Faltando duas rodadas, a Nova Zelândia está classificada para a final pelo Grupo A. Já pelo Grupo B, o Taiti está com seis pontos na primeira colocação, entretanto não joga mais nessas eliminatórias. Agora, resta secar Papua Nova Guiné e Ilhas Salomão, que se enfrentarão mais duas vezes, para que não façam mais de três pontos. Quem ficar em primeiro fará a final contra os "All Whites", como é conhecida a Nova Zelândia. O campeão das eliminatórias disputará a repescagem contra o 5º colocado da América do Sul.
Nas eliminatórias asiáticas os dois primeiros de cada grupo garantem vaga no Mundial, e os terceiros disputam uma repescagem. A seleção iraniana tem sua classificação bem encaminhada no Grupo 1, dependendo apenas de uma vitória na próxima partida contra o Uzbequistão para assegurar a vaga. Coréia do Sul em segundo e a própria seleção uzbeque em terceiro também estão vivos na disputa, a Síria corre por fora na briga por um lugar na repescagem. No Grupo 2 a disputa está aberta entre Japão, Arábia Saudita e Austrália, e nas últimas rodadas as três seleções terão confrontos diretos, o que decidirá os classificados. Já no continente africano, não tivemos rodada nesta última data FIFA e como só aconteceu duas rodadas até o momento a disputa está totalmente em aberto nos cinco grupos.
O giro pelas eliminatórias termina com a Europa. Por lá, as seleções são divididas em nove grupos, onde os primeiros colocados garantem vagas diretas, e os oito melhores segundos colocados disputam a repescagem de onde quatro se classificam. Faltando cinco rodadas para o final os primeiros colocados de cada grupo são França, Suíça, Alemanha, Sérvia, Polônia, Inglaterra, Espanha, Bélgica e Croácia. Já as seleções que estariam indo para a repescagem seriam a Suécia, Portugal, Irlanda do Norte, Irlanda, Montenegro, Eslováquia, Itália, Grécia e Islândia. Vale destacar que a tetra campeã Itália está no mesmo grupo que a Espanha e estão empatados em pontos, e a grande decepção até o momento é a terceira colocada na última Copa, a seleção holandesa, que se encontra em quarto lugar em seu grupo.
Por Edilson Dias
Postar um comentário