Abril azul. É no quarto do mês do ano, mais especificamente no dia 2, em que se celebra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data foi decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2008, para pedir mais atenção ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). No último dia do mês, 30, às 10h, a performance teatral "Anjo Azul a cerca de tudo" abordará o espectro na área externa do Museu de Arte Contemporânea (MAC), na Boa Viagem, em Niterói. A entrada é franca e a censura livre.
Dirigido por Mário Souza, "Anjo Azul a cerca de tudo", tem texto de Joel Vieira e Mônica Ferreira, que também atuam na peça. A montagem retrata a saga dos autistas e seus familiares, na relação com o mundo e a sociedade, que fecha portas, segrega, dificulta ou não permite o acesso aos espaços coletivos. O elenco é composto ainda por Helena Dantas, Heliza Ribeiro, Luana Catinim, Mônica Ferreira, Natalia Figueiredo, Rian Gago, Silvano Marciano e Joel Vieira.
João Vieira e Mônica Ferreira são pai e mãe azul. Através do teatro, eles decidem contar um pouco da vida do autista. Na montagem, oito atores, que não são autistas, passam por diferentes situações. Em uma delas, eles são barrados na portaria de um prédio pelo porteiro e a síndica. Mesmo com o impedimento da passagem, cada um deles rompe a barreira e se expressam como se fosse a consciência de um autista: com seus comportamentos e expectativas. A síndica e o porteiro representam analogias, como o muro do preconceito, a falta de conhecimento e todas as outras dificuldades enfrentadas pelos autistas.
A partir do olhar do autista, os autores representam de forma sucinta e em linguagem teatral e lúdica os entraves causados pela falta de conhecimento das pessoas. O diretor Mário explica que a montagem é uma teatralização e traz informações sobre o comportamento. “Queremos que seja um momento de reflexão para mudanças de hábitos e da relação da sociedade com essas diferenças”, afirma Mário.
A iniciativa é uma parceria da ONG Niterói Mais Humana, da Odara Produções e prefeitura de Niterói. O projeto marca o início de uma série de eventos de conscientização sobre o autismo na cidade. Depois da apresentação, haverá ainda auma capacitação dos profissionais do setor de cultura com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas com TEA aos espaços culturais. O MAC fica no Mirante de Boa Viagem, s/nº, na Boa Viagem, em Niterói. Telefone: (21) 2620-2400.
Lizandra Machado
Postar um comentário