![]() |
Vettel ou Hamilton? Será que algum dos dois pode ser considerado o maior piloto da atualidade? |
Os últimos 10 anos na fórmula 1 foram dominados por dois pilotos: Lewis Hamilton e Sebastian Vettel. Como eles chegaram até aqui e o que podem esperar daqui para frente? Ao que tudo indica, a disputa pelo título de 2017 está mesmo entre esses dois pilotos. Apesar de nunca terem sido rivais diretos, é inegável que ambos são os grandes nomes da fórmula 1 nos últimos 10 anos. Juntos somam 7 títulos e 98 vitórias, além de muitas pole positions, voltas mais rápidas e atuações impressionantes. Na última década, apenas em 2007, 2009 e 2016 um dos dois pilotos não foi campeão.
O ano de 2017 pode ser visto, então, como um “tira teima”: pela primeira vez poderemos ver como os dois maiores nomes da atualidade se comportam em um embate direto. Se um dos dois for mesmo campeão esse ano, provavelmente conseguirá superar as estatísticas do rival. Porém, os números não se explicam por si só. Apesar de ter mais vitórias, mais pole positions e outras estatísticas ao seu favor, o britânico Lewis Hamilton tem três títulos, enquanto o alemão Sebastian Vettel tem quatro. Para entender essa questão, precisamos olhar para carreira de ambos, e então olhar para os objetivos deles esse ano.
Hamilton: uma carreira brilhante, porém polêmica
Lewis Hamilton foi campeão pela primeira vez com a McLaren em 2008, em sua segunda temporada na Fórmula 1. em 2013, o inglês transferiu-se para a Mercedes, equipe que passou a dominar a categoria a partir de 2014. Assim, Hamilton chegou ao tricampeonato, somando ao currículo os títulos de 2014 e 2015. Com o passar do tempo, o piloto começou a ser criticado por sua personalidade exagerada e algumas atitudes pouco esportivas na pista. Porém, é preciso destacar que Hamilton sempre teve bons resultados e carros competitivos. Ele venceu ao menos uma corrida em todas as temporadas que disputou. Assim, conseguiu chegar às marcas de 54 vitórias, 63 pole positions e 107 pódios na carreira..
Vettel: competência ou sorte?
Sebastian Vettel também estreou na Fórmula 1 em 2007, porém pela pequena equipe Toro Rosso. em 2008, ele conquistou uma vitória pela modesta equipe: um feito considerável. No ano seguinte, foi promovido para a Red Bull, equipe mais competitiva que pertence aos mesmos donos da Toro Rosso. A Red Bull (RBR) também teve um período de dominância na F1 antes da Mercedes. Assim, Vettel conquistou quatro campeonatos seguidos: 2010, 2011, 2012 e 2013. Nesse período, conquistou a maior parte de suas vitórias. Em 2015 o piloto foi tentar a sorte na tradicional Ferrari. Desde então, conquistou mais 5 vitórias, mas nenhum título. O alemão tem, no total, 44 vitórias, 46 pole positions e 89 pódios.
E então?
Dá para chegar a uma conclusão? Provavelmente não. Ou pelo menos não antes de sabermos o desfecho da temporada de 2017. Não podemos dizer que Vettel é superior por possuir um título a mais, nem podemos dizer que Hamilton o seja porque tem 10 vitórias a mais. Resta apenas acompanhar, para saber se esse ano um dos dois será capaz de superar o rival.
Por Diogo Bugalho
Postar um comentário