Notícias

quarta-feira, 12 de julho de 2017

As Cigarras e João Batista de Melo apresentam espetáculo sobre literatura de cordel no Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói



Em homenagem ao cordelista mais querido de Niterói, João Batista de Melo, o grupo As Cigarras se apresenta na próxima terça-feira, 18 de julho, às 19h, no Salão Nobre Eunice Linton do Teatro Municipal de Niterói. Na ocasião, João é o convidado e também participa do espetáculo.
A noite será embalada pelas vozes de Liliane Balonecker, Camilla Bacelar e Rejane Tinoco, professoras da Rede Municipal de Educação de Niterói, através de versos, canções e poemas entoados pelas três. O espetáculo será marcado pelo regionalismo e pela literatura de cordel.
Do encontro dessas três amigas, que amam cantos e contos, nasceu "As Cigarras". Elas, além de performances musicais, realizaram o projeto "Costurando Cantos e Contos" em que resgatam memórias, tradições populares e histórias inspiradas na Literatura de Cordel.
João Batista de Melo tem mais de cem livretos publicados. Aos sábados e domingos bate ponto no Campo de São Bento, Zona Sul de Niterói, com sua banca de cordéis. De coração niteroiense, o cordelista nasceu em Sergipe, em 1938. Funcionário público aposentado foi ativista sindical na juventude e viajou por várias cidades do nordeste, na década de 1970, fugindo dos agentes da repressão. Chegou a Niterói em 1995 e durante muitos anos trabalhou como porteiro de um hotel. Desde 2005 faz parte da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, com sede no Rio. Além disso, atualmente, ministra palestras e oficinas de Cordel em escolas e universidades como UFRJ e PUC.
O Salão Nobre Eunice Linton do Teatro Municipal de Niterói fica na Rua XV de Novembro, 35, no Centro de Niterói. Entrada Franca, com distribuição de 80 senhas - 30 minutos antes do início do espetáculo. Classificação: livre.
Lizandra Machado

Compartilhar:

Postar um comentário

 
VOLTAR AO TOPO
Copyright © 2016 Jornal Cenário. Layout por OddThemes || Design por Designed by Mila Porto