Notícias

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

A fruta que tem ganhado espaço e ditado moda atualmente é cor de rosa!


A Pitaya tem sua origem de países da América Central e México e o termo significa “fruta escamosa” conhecida por outras línguas como “Fruta dragão”. Além de ajudar a emagrecer, a pitaya ou pitaia ajuda na redução da hipertensão e do colesterol. Os problemas renais também são prevenidos através de sucos e chás feitos pelo talo e flores do fruto. Os indivíduos que consomem esse alimento tem uma melhora na saúde física e mental. O sabor é saboroso e doce sendo utilizado na fabricação de chás, sucos, vinhos e doces. A Pitaya como fruta tem sido bastante requisitada nos restaurantes e ganhando espaço pelos benefícios na saúde e seu diferente gosto, fazendo com que tenha um lugar especial no cardápio das sobremesas em forma de sorvete.

Existem três tipos de Pitaya:

- Pitaya Branca ou Hylocereus Polyrhizus: Fruta que possui o seu interior branco e a casca rosada conhecida popularmente como Pitaya rosa. Ela é a única utilizada exclusivamente como forma de emagrecimento. 

- Pitaya Vermelha ou Hylocereus Megalanthustem: Fruta que tem o interior avermelhado e a casca vermelha e/ou rosa conhecida por pitaya vermelha ou pitaya roxa. Essa espécie ajuda na prevenção de radicais antioxidantes que estimulam o acúmulo de gordura no corpo.
- Pitaya Amarela ou Seleniceries Undatus: Fruta que possui interior branco e casca amarela. Essa espécie tem alto teor de zinco e vitamina C.


Segundo entrevista dada por Claudia Bastos de Oliveira, nutricionista da Clínica Dr. Pop (Curitiba/PR) ao portal "Dicas de mulher", o sistema de defesa do nosso corpo é melhorado pela presença de vitamina C da pitaya que é um nutriente importante com o intuito de ajudar na saúde do sistema imunológico. 

A prevenção do colesterol é essencial e, para isso, o consumo de alimentos que contribuam com a redução desses altos níveis e de doenças cardiovasculares torna-se extremamente importante. A pitaya conta com propriedades que ajudam a diminuir o LDR que é o colesterol ruim. Além disso, as sementes da fruta contribuem para combater o colesterol.
Claudia detalha que além de ser fonte de carboidratos e fibras, a pitaya é rica em micronutrientes como fósforo, cálcio, vitaminas e potássio colaborando com a saúde de dentes e ossos. 

Confira essa receita sobre um suco detox feito com a Pitaya:


Ingredientes:

- Água de coco
- Pitaya rosa
- Salsão
- Gengibre
- Limão
- Hortelã

Modo de preparo: 

1- Corte a pitaya ao meio e retire sua polpa;

2- Coloque a fruta no liquidificar junto com os outros ingredientes e bata por cerca de 30 segundos;

3- Pronto para servir!

        Além de esteticamente bonita, a pitaya tem um gosto saboroso e benefícios que são extremamente importantes para a saúde com as diversas receitas que você pode fazer na sua casa como a do suco acima. 

Compartilhar:

Postar um comentário

 
VOLTAR AO TOPO
Copyright © 2016 Jornal Cenário. Layout por OddThemes || Design por Designed by Mila Porto